Educação

Curso online e sua importância em meio à pandemia!

Um curso online vale a pena, dependendo das circunstâncias do aluno. Além disso, e ao contrário da crença popular, os programas online não são mais fáceis do que os programas presenciais.

Um curso online vale a pena, dependendo das circunstâncias do aluno. Além disso, e ao contrário da crença popular, os programas online não são mais fáceis do que os programas presenciais. Outro ponto que precisamos mencionar é que a pandemia mudou muitas coisas, pelo menos por enquanto. Mas coisas como a universidade online valem a pena?

A vida mudou para muitas pessoas desde o início da pandemia do coronavírus

curso online

Em todo o mundo, tivemos que ajustar a forma como operamos, pelo menos por enquanto.  Felizmente, temos a tecnologia para fazer essas mudanças o mais simples possível. Mas nossas alternativas baseadas em tecnologia são substituições eficazes? Coisas como universidade online valem a pena? Nós olhamos mais de perto.

Os alunos de todo o Brasil estão se preparando para o início de um novo ano acadêmico que será como nenhum outro. Para muitos, eles podem se perguntar se o estudo universitário online pode substituir o equivalente presencial, pelo menos a curto prazo.

Exploramos a história da aprendizagem online, se ela veio para ficar, o impacto do COVID-19 e se a aprendizagem universitária online vale a pena.

Uma breve história da aprendizagem online/ curso online

curso online

 As universidades existem há mais de 1.100 anos. E, apesar da internet ter apenas cerca de 30 anos, o ensino à distância tem uma história muito mais longa.  Acredita-se que a primeira ‘educação por correspondência’ remonta ao ano de 1728, e o conceito se tornou comum na época em que os primeiros sistemas de intranet foram usados ​​pelas universidades na década de 1960.

Em 1976, o primeiro “campus virtual” foi lançado. Coastline Community College ofereceu programas de graduação por meio do tele trabalho. Basicamente, os alunos usariam telefone, televisão, rádio e fitas para concluir seus estudos. Ao longo da década de 1980, várias redes de ensino foram criadas e implementadas nas universidades, dando aos alunos a oportunidade de acessar os materiais do curso e enviar trabalhos remotamente.

Em 1989, a Universidade de Phoenix, nos Estados Unidos, lançou um dos primeiros programas de graduação online com fins lucrativos. Na década de 1990, a adoção em larga escala da Internet significou que as universidades tiveram muito mais oportunidades de alcançar estudantes em todo o mundo.  Todos os tipos de organizações começaram a usar a Internet como parte de seus métodos de ensino, com tecnologias como o Blackboard Course Management, dando aos alunos acesso online aos materiais do curso.

Hoje em dia, a indústria de aprendizagem online é enorme. Os especialistas preveem que o mercado pode valer até US $ 325 bilhões em 2025. E, à medida que a velocidade e a tecnologia da Internet melhoram, fica mais fácil, mais envolvente e mais prático estudar online, fazendo com que a universidade online valha a pena para os muitos alunos que a escolhem.

VEJA AQUI ALGUMAS EXCELENTES OPÇÕES DE FACULDADES ONLINE.

 Curso Online em meio ao COVID-19

curso online

A pandemia de coronavírus significou que todos nós tivemos que fazer ajustes e mudanças em nossas vidas diárias. A educação, em particular, foi virada de cabeça para baixo. Os números sugerem que, em março, a pandemia deixou cerca de 1,5 bilhão de alunos em todo o mundo fora da sala de aula.

Ainda assim, a educação é fundamental para o desenvolvimento de crianças e jovens, fazendo com que a universidade online valha a pena nesses momentos. Para muitos alunos, o aprendizado online requer um novo conjunto de habilidades e competências. Além de uma série de habilidades digitais, você também precisa saber como aprender online.

Quer se trate dos fundamentos do estudo da Internet ou dos detalhes de pesquisar um projeto online, a pandemia significou uma mudança na forma como muitas pessoas aprendem. E não são apenas os alunos que precisam aprender novas maneiras de aprender. Os professores também precisam mudar seus cursos online.

Um dos elementos cruciais para muitos educadores nos últimos meses tem sido como dar continuidade aos seus alunos. Quer seja para jovens alunos ou para os do ensino superior, os professores têm de adaptar as suas abordagens. Para fazer com que a universidade online valha a pena para os alunos, os educadores precisam levar em conta uma série de variáveis.

Embora as palestras padrão geralmente sejam bem traduzidas online, o aprendizado em grupos menores e os elementos práticos geralmente exigem mais reflexão. É por isso que os alunos provavelmente verão um aumento no aprendizado combinado nos próximos semestres, com uma mistura de sessões virtuais e pequenas, presenciais para os cursos que assim o exigirem.

Desde março de 2020, a maioria das universidades tem usado principalmente um modelo de aprendizagem online. Reuniões em grande escala atualmente não são viáveis, o que significa que salas de aula movimentadas, bibliotecas lotadas e movimentadas associações de estudantes estão fora de questão por enquanto.

Então, o que os novos estudantes universitários podem esperar? Claro, coisas como diplomas online não são totalmente novas. Muitas universidades já oferecem oportunidades de aprendizagem totalmente online e remotas  e muitos alunos aproveitaram isso nos últimos anos e de forma muito proveitosa, inclusive.