Skip to content

Green color

    Increase font size  Decrease font size  Default font size  Skip to content
Edição 1



Apresentação do Primeiro Número Imprimir E-mail

A REVISTA SIPLE nasce neste primeiro número regular de 2010. Os artigos que aqui registramos foram os aprovados pelos conselheiros editores ad hoc  e por mim, Editor-Chefe pró-tempore, a partir de um lote de pouco mais de 14 artigos enviados à Secretária da SIPLE via Portal SIPLE ao longo de 2009 e na primeira metade de 2010. A organização do segundo número já está em andamento e tudo faz crer que antes do encerramento do segundo semestre deste ano, tenhamos no prelo o segundo lote de artigos que comporão o segundo número do ano 1 da Revista.  Nossa política será manter pelo menos dois números regulares da Revista por ano e solicitar o ISSN do referido periódico no início de janeiro do próximo ano. Dessa forma, os autores poderão citar suas publicações e número de ISSN nos relatórios de pesquisa que costumam ser exigidos antes do início do primeiro semestre de cada ano letivo.

Leia mais...
 
Normas para Publicação Imprimir E-mail

Ao submeter um artigo para publicação na Revista SIPLE, queira observar os seguintes requisitos:

Leia mais...
 
Apresentação da Revista Imprimir E-mail
Escrito por José Carlos Paes de Almeida Filho   

Nasce uma Nova Revista para a área de Ensino e Aquisição de Português Língua Estrangeira e Segunda

Tenho a alegria de ser o porta-voz da SIPLE para anunciar o nascimento de um novo veículo internacional de comunicação profissional e científica no âmbito do PLE. A Revista da SIPLE pretende ser a difusora de ideias que tenham ocorrido aos autores como tópicos de reflexão e pesquisa, principalmente pesquisa de natureza aplicada, inscrevendo, assim, o registro do nosso tempo sobre os processos interconexos de aprender/adquirir e de ensinar Português e culturas de língua portuguesa a falantes de outras línguas.

Leia mais...
 
Sumário Imprimir E-mail
Leia mais...
 
9. Professores brasileiros de PLE entre a inferioridade e o ufanismo Imprimir E-mail

Entrevista com GEORGE PELLEGRINI e CESÁRIO ALVIM, professores de PLE na UESC, em Ilhéus, Bahia.

Especial para a Revista da SIPLE

No profícuo e chuvoso I Seminário de Português como Língua Estrangeira realizado em 26 e 27 de junho de 2008, no doce cenário de estórias inesquecíveis de Jorge Amado em Ilhéus, na Bahia, dois comunicadores trataram separadamente de um inusitado tema atitudinal envolvendo professores brasileiros de PLE no exterior e no próprio Brasil - o da relação extremada de ufanismo ou retração frente ao Brasil nas suas aulas. Perguntei aos professores George Pellegrini e Cesário Alvim, com experiências de ensino de PLE na Espanha (Sevilha) e no Brasil(Vitória, principalmente), quais os sintomas por eles observados e qual a origem possível de cada uma dessas posições. Leiam o que disseram meus interlocutores sobre esse palpitante assunto.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Pesquisar