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Edição 4



Apresentação Imprimir E-mail

Este número regular da Revista SIPLE traz uma variedade de tópicos que pode muito bem ser o reflexo do que pesquisam os autores da área de PLE numa ampla variedade de lugares ou situações de ensino e aquisição dessa língua-cultura. Se pudermos arriscar um perfil temático do conjunto dos trabalhos aceitos para publicação nesta edição do periódico, reconhece-se uma predominância de quatro artigos que têm a ver com políticas institucionais para a implementação do ensino e formação de professores de PLE.

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1. Dimensões Ocultas da Cultura Brasileira no Ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) Imprimir E-mail

Resumo:
O ensino de PLE não incorpora a dimensão cultural em sua necessária profundidade devido à falta de professores preparados para lidar com ela. Por esse motivo, alguns alunos poderão ser vítimas de constrangedores faux pas na cultura brasileira. Neste trabalho, como contribuição para modificar esse estado de coisas, discuto algumas dimensões culturais que podem ser consideradas na preparação de professores para levar em conta a dimensão cultural no ensino PLE.

Palavras-chave: formação de professores de PLE, dimensão cultural no ensino de PLE

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2. Desafios e progressos da e na formação de professores de PLE na Universidade Nacional de Córdoba Imprimir E-mail

Resumo
Este artigo apresenta desafios, paradoxos e aspectos da realidade quanto à formação universitária de professores de PLE num contexto argentino depois da promulgação de uma lei que torna obrigatório o ensino de português nas escolas de nível médio em todo o país e no ensino fundamental, no caso das escolas da fronteira argentino-brasileira.

Palavras-chave: PLE na Argentina, PLE em Córdoba, Argentina; formação de professores de PLE

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3. A Experiência de Aprender Português dentro e fora do Brasil: Análise do Relato de um Aprendente Belga Imprimir E-mail

Resumo
Este artigo apresenta uma análise de um relato de um aprendente de português na Bélgica e no Brasil. A partir da metodologia da história oral, os dados foram colhidos mediante entrevista aberta com o informante belga, Johan (pseudônimo), e aspectos como procedimentos dos professores, material didático, conteúdos dos cursos, CELPE-BRAS, dimensões culturais e até políticas para o PLE são abordados à luz das teorias sobre Aprendizagem e Ensino de Línguas (AELin).

Palavras-chave: PLE, PL2, português na Bélgica

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4. Celpe-Bras: Um Gênero Identitário Imprimir E-mail

Resumo
Sob a teoria bakhtiniana, verifica-se que o Celpe-Bras coloca o examinando no papel de agente social, em processos comunicativos baseados na realidade do falante nativo. Por ser composto de textos autênticos, que circulam socialmente, o exame constitui-se como um gênero identitário, que contribui para o fortalecimento da língua portuguesa internacionalmente.

Palavras-chave: Celpe-Bras, PLE, identidade linguística, gêneros discursivos.

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