Skip to content

Green color

    Increase font size  Decrease font size  Default font size  Skip to content
Início Bibliografias
Bibliografias

Bibliografia sobre o Ensino de Português L2/LE

  • ALMEIDA FILHO, J.C.P. & LOMBELLO, L.C. O Ensino de Português para Estrangeiros: Pressupostos para o planejamento de cursos e elaboração de materiais. Campinas: Pontes Editores, 1989.
  • ALMEIDA FILHO, J.C.P. & LOMBELLO, L.C Identidade e Caminhos no Ensino de Português para Estrangeiros. Campinas, UNICAMP: Pontes Editores, 1992.
  • Almeida Filho, JCP Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes Editores, 1993.
  • Almeida Filho, JCP Português para Estrangeiros: Interface com o Espanhol. Campinas: Pontes Editores, 1995.
  • Almeida Filho, JCP Português e Espanhol nas Relações de Interface no Mercosul. Revista Em Aberto, Brasília, ano 15, n. 68, out./dez. 1995.
  • Almeida Filho, JCP Parâmetros Atuais para o Ensino de Português Língua Estrangeira. Campinas: Pontes Editores, 1997.
  • Almeida Filho, JCP O Professor de Língua Estrangeira em Formação. Campinas: Pontes Editores, 1999.
  • Almeida Filho, JCP & SCHMITZ, J.R. Glossário de Lingüística Aplicada. Português Inglês/ Inglês Português. Campinas: Pontes Editores, 1998.
  • CUNHA, M.J. & SANTOS, P. Ensino e pesquisa em Português para Estrangeiros. Brasília: Editora da UnB, 1999.
  • CUNHA, M.J. & SANTOS, P Tópicos em Português Língua Estrangeira. Textos Universitários. Brasília: Editora da UnB, 2000.
  • DIAS, Reinildes; CRISTOVÃO, Vera L. L.(Orgs.). O livro didático de Língua Estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
  • FURTOSO, Viviane Bagio. (Org.). Formação de professores de Português para Falantes de Outras Línguas: reflexões e contribuições. Londrina: EDUEL, 2009. 
  • JÚDICE, N. M. (Org.) Ensino de Português para Estrangeiros: ciclo de palestras. Niterói: EDUFF, p. 13-21, 1996.
  • JÚDICE, N. M. . Português/Língua Estrangeira: leitura, produção e avaliação de textos. Niterói: Intertexto, 2000
  • JÚDICE, N. M. . Português para Estrangeiros: perspectivas de quem ensina. Niterói: Intertexto, 2002.
  • KALIL, Michèle. Aquisição de linguagem. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2013.
  • MENDES, Edleise; CUNHA, José Carlos (Orgs.). Práticas em sala de aula de línguas: Diálogos Necessários entre Teoria(s) e Ações Situadas. Campinas, Pontes Editores, 2012.
  • MENDES, Edleise; CUNHA, José C. (Orgs). Práticas em sala de aula de línguas: Diálogos Necessários entre Teoria(s) e Ações Situadas. Campinas: Pontes Editores, 2012.
  • MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Orgs.). Por uma linguística aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
  • NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
  • ROTTAVA, L. A Leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de português como L2 para hispano-falantes. Coleção Trabalhos Acadêmico-Científicos, Série Teses de Doutorado, 3. Ijuí, RS: Edit. Unijuí, 2003.
  • SILVEIRA, R.C.P. Português-Língua Estrangeira: perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998. Algumas Séries Didáticas para o Ensino de Português LE no Brasil
  • SILVA, Kleber Aparecido da; ARAGÃO, Rodrigo Camargo. (Orgs.). Conversas com formadores de línguas: avanços e desafios. Campinas: Pontes Editores, 2013.
  • _______. Português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.




Pesquisar