Default

O que é o Senai? Entenda sobre a instituição, cursos e mais!

No Brasil existem vários polos de educação, como o Senai, por exemplo. A maioria envolve ensino básico ao técnico, passando em certos casos pelo ensino superior. Aqui, a instituição que falaremos é voltada para ensinamento técnico, visando criar profissionais prontos para a indústria.

O próprio Serviço Nacional de Educação Industrial de ensino trabalha com isso, visto seu grande conhecimento frente ao mercado, sendo referência em diversos cursos que nem mesmo grandes instituições, como o instituto federal, chegam próximos.

Vale lembrar também que os cursos podem acontecer de maneira paga, sendo necessário um valor por período para que o aluno frequente. É claro, a maioria vê resultados positivos logo no começo, porém nem sempre é possível acontecer isso.

O que é o Senai?

O Senai (Serviço nacional de aprendizagem industrial) é um dos programas mais conhecidos pelos brasileiros porque oferece diversas opções para estudantes, permitindo a conclusão do ensino técnico de várias maneiras diferentes. Aqui vamos abordar um pouco mais como é o funcionamento desse serviço e as possibilidades que terá ao entrar na instituição.

Senai

O primeiro ponto a se destacar é que sempre será importante tentar ligar o aluno a uma empresa. Então vamos tratar da seguinte maneira, o Senai é feito para pessoas que tentam trabalhar com atividades do dia a dia de uma indústria, podendo está ligado com o setor de TI ou programação, ou ainda a parte mecânica e elétrica.
A ligação da empresa ao aluno.

Se há algo que marca o Senai é a possibilidade de ligar uma empresa a um aluno de acordo com o curso que este desejar fazer. Por exemplo, caso deseje participar de um curso de mecânica o encaminhamento para vagas de estágio ou de empregos completos pode ser feito com a ligação de empresas que trabalham com esse tipo de profissional.

Os tipos de cursos que podem ser feitos no Senai

Como a ideia é bastante voltada para a indústria, o ensino do senai ead se concentra em tarefas de manutenção, mecânica em geral e afins. Vale lembrar também que é possível se especializar em uma área mais específica, como citado acima, a manutenção é uma das áreas que podem estar ligadas com a mecânica, porém é possível fazer um curso direto para ela.

A administração, por outro lado, é um curso bastante à parte. Apesar de não estar ligada diretamente às atividades do pólo industrial é fato que para se desenvolver bem no mercado a presença de pessoas que lidem com as finanças é essencial. Alguns cursos oferecidos pela instituição estão ligados a:

  • Manutenção de maquinário ou de sistemas elétricos;
  • TI para empresas;
  • Administração;
  • Elétrica.

Como existem subáreas para alguns dos citados aqui é possível a quantidade de cursos pode subir bastante, tornando alguns cursos mais fáceis de conseguir do que outros, visto a concorrência.

De toda forma, se deseja fazer o programa de aprendizagem industrial é importante que saiba bem o que deseja, já que pode passar mais de 1 ano aprendendo sobre certa área.

Jovem aprendiz Senai?

Existe uma modalidade de curso oferecido pelo programa em que se recebe por estar estudando e desempenhando um papel na empresa. Basicamente, uma marca vai necessitar de aprendiz (grandes empresas sempre necessitam).

Será necessário passar por um processo de seleção com uma prova que será destinada a todos aqueles que desejam participar do programa. Podemos notar que grandes empresas conhecidas dos brasileiros participam desse processo, como a Vale, por exemplo.

Senai

Veja bem, é muito importante que tenha noção de alguns conhecimentos para poder entrar na instituição, geralmente é cobrado:

  • Português básico;
  • Matemática do ensino médio;
  • E pode envolver também questões de física, química e outros, dependendo do curso que irá fazer.

Não se preocupe, antes do dia da prova, às vezes com mais de um mês de antecedência é colocado o material com o que será necessário. A partir dele poderá começar a estudar, mesmo que não seja muito específico.

De toda forma, nesse momento não será necessário nada a mais do que aquilo que aprendeu no ensino médio, então não precisa se preocupar.

Veja também cursos profissionalizantes grátis oferecidos pela instituição, em certos momentos podem acontecer, até mesmo de forma remota.