© 2019 por SIPLE

Desenvolvido por Lucas Bagio Furtoso

Deu Certo para Nós

Este espaço foi construído pensando nas boas tarefas que desenvolvemos em sala de aula e que acabam ficando apenas conosco. Aqui, o associado pode se inspirar nas sugestões dadas e ficar a vontade para colaborar e contribuir também com novas idéias de tarefas e projetos em PLE. Além disso, sua avaliação também é muito importante, então, se tentar alguma sugestão da página nos envie uma crítica dizendo se a experiência foi positiva ou não. Sua colaboração é essencial e preciosa!

TAREFA: LENDAS

Objetivo: prática dos tempos verbais do Pretérito do Indicativo
Nível: Iniciante – Intermediário.
Material: papéis e canetas coloridas. Se o professor tiver boas habilidades manuais, poderá fazer com papel celofane vermelho e laranja uma fogueira onde os alunos se sentarão em volta para contar as lendas.
Duração: 25 minutos.
Recursos tecnológicos: essa tarefa foi feita originalmente com a ajuda o “blog” usado com os alunos da graduação. O endereço é: wwwpe1.blogspot.com
Autor/contato: Cristhiane Vaz/cristhianevaz@gmail.com


PROCEDIMENTOS


Todos os alunos deverão tirar as cadeiras de perto e sentar no chão fazendo uma grande roda. No centro estará uma “fogueira” feita de papel celofane e cartolina. A cada aluno será dado um pedaço de papel colorido com uma caneta colorida onde eles deverão escrever uma lenda típica do seu país. O professor deve também escrever uma lenda típica e, se for possível, levar imagens dessa lenda (caso seja, por exemplo, alguma história que tenha um personagem mítico). Passados 10 minutos para a primeira parte, os alunos deverão imaginar que estão todos em um acampamento e contar sua lenda de forma original.
VARIAÇÃO: Em salas multi-culturais o professor pode pedir que os alunos se organizem em pares de diferentes nacionalidades e, a partir de uma lenda de cada país, inventem uma outra, utilizando e misturando personagens e fatos das duas histórias.

TAREFA: O VENDEDOR, O COMPRADOR

Objetivo: prática de vocabulário
Nível: Intermediário a avançado.
Material: vários objetos que não sejam comuns à sala de aula (relógio de parede, espelho, cd’s, livros, animais de pelúcia, etc.)
Duração: 10 – 15 minutos.
Recursos tecnológicos:
Autor/ contato: Cristhiane Vaz/ cristhianevaz@gmail.com

PROCEDIMENTOS


Os alunos devem ser separados em pares e, e a cada par dever ser entregue um objeto, escolhido pelo professor. O aluno A será o vendedor e terá como objetivo convencer a qualquer custo o aluno B de comprá-lo. Deverá, para tanto, utilizar artifícios de linguagem adequados, além de ressaltar as qualidades excepcionais do produto, mesmo que seja uma simples escova de cabelo. O papel do aluno B, por sua vez, é de se recusar a comprar o objeto, sempre dando respostas convincentes para tal: Eu não preciso de uma escova de cabelos; ela me parece muito cara, etc. Ao final o aluno vendedor deve apresentar seu produto maravilhoso para toda a classe e contar se conseguiu vendê-lo. O aluno comprador deve, igualmente, contar a classe os motivos pelos quais não quis comprar o produto.

TAREFA: PALAVRAS EM CORRIDA

Objetivo: prática de vocabulário
Nível: Intermediário a avançado.
Material: quadro negro, giz, música.
Duração: 15 – 20 minutos
Recursos tecnológicos:
Autor/ contato: Christiane Moisés/ jr.anne@gmail.com

PROCEDIMENTOS


O professor divide a turma em dois grupos. Explica que escreverá no quadro uma palavra, por exemplo, ALUNO. O primeiro da fila deve ir ao quadro e escrever outra palavra que inicie com a última letra ou vogal da palavra anterior e assim por diante enquanto a música estiver tocando.
ALUNO
OUTRA
AVIÃO, etc...
Os alunos não podem “soprar” ou “dar cola” aos companheiros do time e nem copiar as palavras do outro grupo. Ganha quem tem a maior lista.
VARIAÇÃO: Pode-se aplicar a mesma atividade com os alunos sentados e divididos em pequenos grupos.

TAREFA: “CONFETTI”

Objetivo: integração do grupo/ 1º dia de aula / Tempos verbais
Nível: Iniciante a avançado
Material: Balas do tipo “confetti” ou “M&M”
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos tecnológicos:
Autor/ contato: Christiane Moisés/ jr.anne@gmail.com

PROCEDIMENTOS:


O professor passa o pacote de “confetti” pedindo aos alunos que se sirvam de quantos quiserem, mas que só poderão comer depois da autorização do professor.
Cada cor tem um significado/tema e os alunos deverão falar sobre os temas referentes às cores antes que coma seus “confetti”. (As perguntas devem ser adaptadas de acordo com o nível dos alunos)
VERMELHO: É a cor do “alerta”. Os alunos devem falar sobre o que os fazem parar e pensar ou o tipo de situação que lhes dá um pouco de medo.
LARANJA: É a cor da motivação. “O que lhe motiva?”
AMARELO: É a cor da inspiração e da criatividade: “Qual foi a melhor idéia que você já teve?”
VERDE: É a cor do dinheiro. “Qual foi a coisa mais estúpida que você já fez por dinheiro? Que planos você faz para obter uma maior quantia de dinheiro?”
AZUL: É a cor celestial. “Qual é seu sonho/fantasia favorito/a?”
ROXO: É a cor da realeza. “Se você fosse o dono do mundo por um dia, qual seria a primeira ação/coisa que você faria?”